quinta-feira, 8 de março de 2012

joaquim

demorei muito pra adquirir certo conhecimento sobre meu avô..joaquim ..esse era o nome dele...morreu em 1982 um dia antes de meu irmão nascer em setembro daquele ano..eu tinha um ano e quatro meses apenas e não tenho nada de referencia com relação a ele ou a tudo que se passava naquela época...morreu de cancer na garganta...deveria fumar acredito eu...
tenho uma lembrança no minimo estravagante de meu avô... minha mãe era evangélica lá pelos idos de 1990 e eu tinha os meus 9 anos e morava com minha avó paterna que era catolica e vivia me manipulando dizendo  que a igreja catolica era melhor por que era mais bonita, com santos pra todos os lados e as pessoa vestida de maneira mais diversificada (nada de uniformidade como mulheres e seus cabelões e saiões identicos e todos os homens de terno e gravata e suas biblias debaixo do braço)... estava completamemte de acordo com minha avó e preferia mil vezes ir na igreja catolica do que fazer parte da gritaria frenetica da igreja de minha mãe!!!!bem..... o fato é q mamãe cultivava alguns preconceitos tipicos de alguns evangélicos com relação as coisas q eles não entendem diretamente e se forem ligados ao Além..iiiixxxiiiii...sai de baixo....é o demonio na certa que está prestes a destruir toda e qualquer alma boa que vague mundo mundano(?!)...por conta disso durante um tempão coloquei na gaveta do trauma as coisas que aconteceram e que vou contar... ainda bem que saiu dessa gaveta escrota e agora esta na pratileira das coisas que gostaria de ter vivido a fundo...
meu tio mais novo e doido (desses que existem em todo tipo de familia- confesso que me tornei um com o tempo) estava morando na casa de mamãe durante um determinado periodo e uma noite ele chegou em casa, com um quilo de linguiça nas mãos e pediu pra que preparassem...foi até o quarto e se debruçou na janela contemplando a noite... cheguei em casa e achei engraçada a atitude dele pois parecia com as minhas proprias atitudes que eu tinha  de vez em quando, aqueles estagios saudaveis de melancolia profunda...lá edtava ele...invocando a noite...
algum tempo depois aconteceu o inesperado... ele começou  a se agitar de forma estranha e falar com uma entonação longe de ser a sua propria!!!! começou o bafo...mame "guerreirra de deus" com a biblia em punhos comçou a repetir as frases feitas que ouvia todas as noites em sua congregação e em meio a todos os "sai satanãs"  "em nome de jesus"  "o sangue de jesus tem poder" etc etc etc... ficamos eu e meu irmão chocados no outro quarto ouvindo tudo!!! no inicio eu tive medo mas comecei a reparar que aquela entidade em ação estava mais é se defendendo das ofenças de minha mãe do que se exibindo tipo "poteergueist, o fenomeno" e aguçei mais minha audição..... ele chamava minha mãe pelo nome e dizia que era meu avô!!!! claro que a pseudo exorcista não dava bola e pedia  pra que fosse embora batendo nele com a biblia e fazendo uma cena de deixar até qualquer exú constrangido...rsrs...
de repente ele disse, com todas as letras, que queria me ver!!!!!que o deixassem falar comigo!!!! coisa que ficou fora de cogitação... lembro da incistencia dele e da repulça da minha mãe pela proposta... e  ele foi embora  antes dizenndo que não voltaria mais pois não era compreendido e seguiria seu caminho....foi embora e nunca mais voltou...
decadas depois conversando sobre ele com minha mãe descobri que ele era espiritualista e frequentava um centro de umbanda na cidade!!! fiquei intrigado pois pensava na força de vontade que fazia um homem sair da roça, caminhar pra caralho pra comprir suas obrigações espirituais... fiquei com isso na cabeça...
em 2009 alex kua me propos criarmos um espetaculo onde o mote seria os santos daqual os caboclos da roça são devotos... me empolguei e na conversa estipulamos que trabalhariamos com são sebastião, são gonsalo e são joão maria...alem de convidar o krys pra participar...combinamos de pensar e nos reunir em algum momento pra discutir as ideias...falei com o krys e ele adorou a ideia.....no dia q fomos conversar sobre o assunto algo aconteceu...sem que houvessemos combinado os tres foram pesquisar seus avós como fonte e descobrimos coisas que tinham tudo haver com nosso futuro espetáculo!!!! contei minha historia pela primeira vez pra alguem e fui acolhido com um exclarecimento que só os artistas ssabem ter quando se deparam com a complexidade da vida que deve ser discecada até o seu sumo mais simples pra se tornar arte...
foi assim q comecei a minha busca por meu avô que está longe de ter um fim... é inevetivel não pensar em o que ele queria falar comigo naquela noite! talvez quizesse me revelar o futuro!?talvez quizesse me falar da total abertura que tenho a todos os ritos...talvez por isso mesmo quizesse uma acolhida ao inves de uma surra de biblia...talvez quizesse apenas me ver  e dar  um alô...não sei... esta duvida estará comigo por um bom tempo... mas algo estranho acontece...não parece que é o fim e nada mais saberei...misteriosamente acredito que um dia receberei as respostas que de certa forma já despontaram quando tudo isso foi exteriorizado na cena de "os caboclos".
é...lá vai mais um parachoque de caminhão vagando pelo espaço escrito "a arte imita a vida e a vida imita a arte" e eu continuo sentado no banco traseiro contemplado o automovel e a frase que somem na estrada e me deixam observando a paisagem que muda de minha janela.....evohé

Nenhum comentário:

Postar um comentário