segunda-feira, 9 de abril de 2012

SONHEI QUE ARNALDOANTUNIZAVA

Foi por causa daquela musica do Arnaldo na trilha do “bicho de 7 cabeças” que eu e o Krys começamos a pirar no Arnaldo Antunes interpretando, literalmente, pérolas do nosso sertanejo moderno, ou seria um sertanejo do Primeiro Grau por surgir em 80-90... Antes de ser sertanejo  médio  e sem pretensões de sonho de ser sertanejo universitário ! Enfim a ideia nos rendeu grandes risadas em uma noite bêbada onde juramos não esquecer a inspiração... A jura deu certo!!!
Num sarau, eu imitei o Arnaldo declamando “fio de cabelo” e a galera foi ao delírio!! Quando surgiram os Tribalistas o meu irmão me falou que achava que eu tinha um “q” do Arnaldo em minha voz, eu acreditei e coloquei em pratica... Desde então venho imitando o grave dele, que está anos-luz na minha frente, de brincadeira para meus amigos. Considero o Arnaldo o suprassumo da nossa musica junto com Caetano, Adriana Calcanhotto e Jorge ben jor... Ele resume em si uma gama de atividades artísticas que faz a gente ficar de queixo caído com tanta criatividade. Nele parece que as coisas brotam numa simplicidade que chega a nos instigar a explorar todos os campos simbólicos da obra em busca de um sentido intelectualizante que satisfaça nossa inteligência pobre, e em compensação acabamos acatando seus pensamentos da forma como eles são; contundentemente óbvios e mordazes. Não é atoa que ele esta ligadíssimo em Leminski, nos concretistas na performance, na musica experimental, na poesia e em tudo aquilo que valoriza as mil e uma utilidades de sua arte Bombril rsrs... Ele me parece ser, as vezes, um estagiário esperto da  Bauhaus ( daqueles que os alunos se vidram..rsrss)
  Assim como o Caetano Veloso, tudo o que eu ouço ou leio acaba gravitando na orbita desse artista, ou melhor, desse performer, incrível... Parece pieguice pensada mas nem me toquei que os artistas que citei antes (Caetano, Adriana e Jorge) todos já estiveram ligados a esse homem que encarna em si o século XX e faz do XXI um bardo de esperança a nós que lutamos para a não-mediocridade da arte, que achamos que existe  uma solução para a banalização da  simplicidade. Pensar nele me remete a possibilidades  diversas e adversas.
Dia desses nós tive um sonho muito engraçado: estava eu ouvindo o Arnaldo quando uma amiga chegou e disse:
- meu deus! Que música horrível!!!
E eu fiquei puto com ela e me justifiquei:
- o Arnaldo Antunes é um gênio e ele adora fazer isso de pegar a cultura kitsch e transformá-la em algo novo e estrategicamente saudosista! É a forma que ele tem de mostrar que tudo pode ser explorado dentro do campo da criatividade...
O detalhe é que a musica era uma muito tosca do Gean e Giovane chamada “nem dormindo eu consigo te esquecer”..rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.... Foi super  inusitado! Eu conseguia ouvir nitidamente a versão dele! O pior foi que não sei como essa musica foi aparecer no meu inconsciente! E no sonho eu cantava junto em meio a uma atmosfera eletrônica que acompanhava a musica! Quando contei isso para a Aurea que me acordou, tivemos um ataque de riso que durou o dia todo!
Poxa, como é bom existir em um mundo onde existe Arnaldo Antunes em meio a montanhas de neve de isopor despedaçados e ruídos de motor... evohé Arnaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário